Testemunhos

 

Ana Costa Freitas

Reitora da Universidade de Évora

É com muito entusiasmo que convido todos os funcionários docentes e não docentes, estudantes, alumni e entusiastas das modalidades de corrida e caminhada a estarem presentes no dia 10 de novembro na Universidade de Évora.

A iniciarmos ao evento nos Claustros do Colégio Espírito Santo e a passagens por alguns dos polos da Universidade prevejo uma manhã de confraternização e animação entre todos. Apelo, por isso, à vossa mobilização e participação.

É também de destacar o carácter social que constitui este evento em que metade do valor de cada inscrição reverte para o Fundo de Apoio Social da Universidade de Évora. 

Apoie esta causa e prepare os ténis para dia 10!

Cristina Centeno

Diretora dos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora

Como antiga aluna da Universidade de Évora, antiga atleta e atualmente como funcionária, é com muito orgulho que vejo esta iniciativa tomar corpo e chamar a si toda a comunidade. Faz-me olhar para trás e ver, com alguma saudade, campeonatos, treinos, camaradagem e confirmar que a prática do exercício físico, de competição ou de lazer, deve estar integrada na vida de cada um de nós. Para mim, foi de facto, marcante: ter integrado uma equipa desportiva que sempre se apoiou mutuamente, criou laços para a vida e permitiu um abrir de horizontes. 

É também esta camaradagem, espírito de união e apoio, que desde sempre tenho vivido que me faz ter um olhar diferente: é gratificante verificar o aliar do desporto à solidariedade, por angariação de parte da verba arrecada com as inscrições na I Corrida Alumni a reverterem para o Fundo de Apoio de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora. Uma causa tão importante!

Com muitos Parabéns aos promotores, faço votos para que esta seja apenas a primeira de muitas Corridas Alumni que possam no futuro ocorrer.

Tiago Navarro Marques

Foi no desporto que consegui, desde sempre, encontrar o meu equilíbrio emocional para encarar o que a vida nos oferece: Respirar! Este verbo tem tanto de bom como de mau, mas se pudermos contribuir para uma forma saudável de o aplicar corretamente, a resposta encontramo-la no desporto. Não se trata de nenhuma forma de demagogia, mas sim acrescentar valor à iniciativa/desafio proposto pelo Programa Alumni da Universidade de Évora. Mais que uma competição, corrida ou classificação que venhamos a obter, importa perceber que desta forma iremos contribuir de forma solidária, passar um momento diferente a conhecer pessoas novas e de forma saudável. Nós, UÉ, temos esta responsabilidade, dia 10 estou presente!

Diogo Amélio

No desporto, como na vida, temos muitas vezes que nos superar, que trabalhar para chegar mais longe, por vezes sozinhos, outras vezes com a ajuda dos mais velhos e experientes. Foi assim que me iniciei no Trail, por amigos, mais velhos, que me incentivaram a voltar a praticar desporto, os FatRunners e os Texugos. Também no nosso dia a dia como profissionais esse apoio é imprescindível para chegarmos mais longe, são os mais velhos e mais experientes que nos podem guiar e orientar para fazermos melhor o nosso trabalho, tanto no desporto, como na nossa vida pessoal e profissional.
Este evento, simbólico, também mostra isso, a reunião entre antigos e actuais alunos, entre outros, que neste caso se juntam para praticar desporto, mas que acima de tudo convivem e partilham experiencias, desportivas, de vida, ou mesmo profissionais. Um evento que procura além de ajudar a Universidade de Évora, criar relações e contactos que no fundo nos enriquecem a todos.
Bons Treinos
Ana Rita Quintas

Quero agradecer desde já o convite para fazer parte deste grande evento que a Universidade de Évora está a organizar e com um contexto bastante atraente, por reunir toda a comunidade Eborense e ex. alunos, e com o objetivo de contribuir para a ação social (serviço que apoia os estudantes), em âmbito de prática desportiva.

Para quem não está muito dentro do assunto, a corrida é uma modalidade desportiva cada vez mais evidenciada e praticada, em estrada, espaços urbanos e trilhos campestres (os conhecidos “Trails”), e que traz um grande sentido de bem-estar e realização pessoal. A modalidade, para além de tornar os praticantes fisicamente mais ativos, apresenta também benefícios para a saúde, nomeadamente, melhorias na resistência física e respiratória, ganhos de massa muscular, redução do risco de doenças (como, AVC, diabetes) e acelera o metabolismo, que consequentemente leva ao aumento do gasto calórico, contribuindo para a perda de peso. Tanto a corrida, como a caminhada, por serem atividades físicas de fácil acesso são excelentes para se iniciarem hábitos de vida saudável. Bastam 30 minutos do nosso dia para fazermos a diferença na nossa qualidade de vida e principalmente na nossa saúde.

Miguel Poeira

Como antigo aluno da Universidade de Évora, da licenciatura em Ciências do Desporto, do Mestrado em Direção Desportiva e como profissional de Desporto, é com agrado que participo nesta prova desportiva.
Penso que é uma óptima forma integrar os novos alunos e manter uma ligação com os antigos através de um desporto que é de fácil acesso a todos, ajudando também a promover estilos de vida mais ativos numa sociedade cada vez mais sedentária. Estes fatores aliados à causa social de apoio aos estudantes fazem desta prova, um evento desportivo que merece o interesse e a participação de todos.
Parabéns pela iniciativa.

 

Fábio Ramalhinho

Como antigo aluno da Universidade de Évora, Licenciado em Ciências do Desporto e ex-Atleta Federado na modalidade de Atletismo, é com o maior prazer que recebo o convite para ser um dos embaixadores da Corrida Alumni.

Este evento tem uma grande importância não só para a comunidade Académica, mas também para toda a população.É uma excelente oportunidade para antigos alunos e alunos actuais conviverem e partilharem experiências, assim como os praticantes da modalidade na vertente de competição, ou simplesmente de lazer, têm com a Corrida Alumni mais uma oportunidade para estabelecerem novos recordes pessoais na distância de 10KM.

É pertinente a apostanesta provada parte da Universidade de Évora, dos Serviços de Acção Social e a Associação Académica da UÉvora, dado o constante aumento do movimento “Running” nos últimos anos. Contamos com provas de estrada muito importantes na nossa cidade, e a Corrida Alumni tem tudo para se afirmar como mais uma delas.

Para além disso, o Desporto, e neste caso em concreto a corrida, é uma ferramenta social muito poderosa que permite reunir pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, religiosas e socioeconómicas, desempenhando também um papel importante na melhoria da saúde física e mental, na promoção da cidadania e da inclusão social. É também um bom ponto de partida para a promoção da educação baseada em competências para a vida e estilos de vida saudáveis, onde existem grandes evidências que tais práticas estimulam um melhor desempenho académico.

Teresa Mestre

Da minha experiência enquanto atleta, gostava de salientar a importância da conciliação da prática desportiva com os estudos. O gosto pelo desporto, que no meu caso até é uma necessidade, implica uma capacidade de organização e autodisciplina, que pode contribuir igualmente para o sucesso escolar.

É, portanto, a meu ver uma mais valia o facto de a Universidade de Évora ter ao dispor dos seus estudantes a prática de diversas modalidades desportivas.

A organização dum evento como este, que pretende juntar antigos alunos da Universidade, acaba por ser uma óptima razão para voltar à Universidade de Évora ou até, como no meu caso, voltar à cidade, que certamente tão boas memórias trará.

Parabenizo ainda a organização pela preocupação social associada ao evento, uma vez que parte do valor de cada inscrição reverte para a Acção Social, permitindo ajudar alunos com maiores dificuldades económicas.

Ana Barroco

A minha ligação com o desporto surge de criança inicialmente como lazer, posteriormente por competição, desde equitação, atletismo e futsal. O treino fazia parte da minha rotina. O meu gosto por desporto fez me seguir o caminho profissional ligado à esta área. A entrada na Universidade de Évora no curso de Desporto realçou ainda mais esta paixão! O desejo em saber mais sobre esta área continuo e acabei por complementar com mestrado em exercício e saúde! Atualmente é com enorme orgulho que a minha vida profissional se desenvolve em redor de desporto, mas sobretudo em fitness. 

A importância da vida ativa é atualmente notória e bem conhecida por todos no que diz respeito à saúde, em todos os níveis! Cada vez mais, a procura por este estilo de vida tem aumentado, e isso revela uma grande evolução na nossa sociedade! 

A universidade de Évora tem desenvolvido um excelente trabalho juntamente com a ajuda da associação académica no que diz respeito à promoção do exercício físico, falo por experiência própria, pois também fiz parte de diversas organizações deste género! 

Este evento que se irá realizar é claramente prova disso! 

É com enorme orgulho e gratidão que irei fazer parte dele, e certamente será um momento que irá marcar, pois o reencontro de antigos alunos é e sempre será motivo de festa, porque a passagem pela universidade de Évora deixa muita saudade, e os bons momentos que passaram, relembram se sempre com muita felicidade.

Valter Espiguinha

Como antigo aluno da UE, é com orgulho que vejo a “minha Universidade” promover este tipo de iniciativas. Por um lado, a prática desportiva, essencial nos dias que correm e muito importante na saúde e bem estar das pessoas, por outro, o facto desta iniciativa ser de cariz social, apoiando os estudantes a melhorar as condições para que possam lutar pelo seu futuro. 

Olhando para trás, é com saudade que recordo os tempos em que representei a UE e AAUE como membro da equipa de futsal e é com felicidade que vejo que a aposta na prática desportiva é hoje maior e com melhores condições. 

Aproveito a oportunidade para dar os parabéns à Universidade de Évora e à Associação Académica da Universidade de Évora por continuarem a lutar por uma maior união entre os Eborenses e os seus alunos, uma luta muito antiga, mas que felizmente tem sido ganha e faz com que a nossa Universidade seja cada vez mais uma referência em Portugal.

Apelo a todos para que não faltem a esta iniciativa, os estudantes merecem esta ajuda e todos merecemos desfrutar dos encantos da nossa cidade de Évora.

 

Rui Soares

Diz a sabedoria popular que quem corre por gosto não cansa, mas observando quem acaba de correr não será essa a imagem que irá reter. Veremos pessoas ofegantes, com vontade de se lançar ao chão só para não obrigar as pernas enfraquecidas suportar o seu peso por mais um segundo que seja, os rostos estarão tão carregados que não se conseguirá descortinar a expressão que procuram apresentar, haverá também quem tente imediatamente retirar o calçado porque as solas terão atingido temperaturas suficientemente altas para envergonhar o sol. E ainda assim, não demorará muito até que, em todos e cada um dos que terminaram de correr, surja a vontade de correr novamente, mesmo depois de todas as dificuldades, desafios e obstáculos passados na corrida que ainda agora fora superada.

Em prol da verdade é possível afirmar que não existe nada que faça sobressair as melhores características de cada um de nós, em contexto de grupo, como a corrida, assim como não há nada que traga tantos benefícios individuais como a corrida trás às pessoas. Concretizando, não são raros os casos em que se inicia um corrida solidária para auxiliar grupos ou pessoas carenciadas, tal como a Corrida Alumni, com pessoas que nunca correram juntar-se a essa causa. Também não são poucas as vezes em que, durante uma corrida, se vê pessoas entreajudarem-se para atingirem o objetivo final em conjunto, garantindo que ninguém fica para trás. Quantas pessoas que correm regularmente conseguem afirmar que não criaram relações fortes com outras pessoas, simplesmente porque partilharam corridas juntos? Quantos corredores dirão que não se sentem mais calmos, relaxados e até mais felizes depois de uma corrida, mesmo que tenha sido debaixo de chova? Quantos dirão que descobriram uma capacidade de superação inata, que desconheciam por completo e que conseguem utilizar para as restantes tarefas do seu quotidiano? Nenhum será capaz de dizer que correr ou andar, 30 minutos, 1 hora por dia, não ajudou a conseguir mais tempo no seu dia, mesmo que isso signifique utilizar parte do seu tempo para correr ou andar.

Quase todos os dias em que estudei na Universidade de Évora, corri. E quase todos os dias em que estudei na Universidade de Évora, tive 30 minutos, 1hora só para mim, sem problemas, sem pressões, sem tarefas quase impossíveis. Foram 30 minutos, 1 hora que me ajudaram a superar todos os desafios que me eram propostos, simplesmente porque eram 30 minutos, 1 horas em que eu conseguia desligar do mundo e focar-me na minha pessoa, sem ruídos externos, para visualizar os meus objetivos pessoais e académicos. E não poderia estar mais feliz de ver uma prova realizada por esta instituição por onde passei, para promover uma prática cujos benefícios vão muito além do ficar com um corpo de modelo.

Conclui-se assim que quem corre por gosto fica cansado, mas não se cansa de correr uma vez mais porque a mente fica liberta, o pensamento torna-se mais claro, as coisas mais naturais e simples ganham outro valor e as baterias para continuar a vida recarregam como nunca tinham sido recarregadas antes. Afinal, a sabedoria popular tem razão, quem corre por gosto não cansa, descansa e alcança.

 

Fernando Janeiro

Correr! O que leva as pessoas a correr? Cada pessoa tem as suas motivações. Algumas são: a superação pessoal; o convívio com outras pessoas; a melhoria da qualidade de vida; ou simplesmente porque sabe bem!

No meu caso, o excesso de peso, levou a que, a pouco e pouco, fosse introduzindo o exercício físico na minha rotina diária. A escolha pela corrida resultou de vários fatores: ser um dos desportos com melhor eficiência para redução de peso; a possibilidade de o praticar em qualquer lugar; e a impressionante capacidade que a corrida tem para “resolver” problemas.

O objetivo “perder peso” rapidamente se transformou em convívio. Convívio durante os treinos, convívio nos trilhos e convívio nas provas de estrada. Convívio entre amigos e com novas pessoas que vamos conhecendo e reencontrando em torno de uma atividade comum. E mais tarde, apareceu a componente da superação pessoal com os desafios das maratonas e ultramaratonas. A satisfação de atingir os objetivos a que nos propomos é simplesmente indescritível e muitas vezes emocionante.

A “Corrida Alumni” pretende assinalar uma data simbólica para a nossa Universidade, pois comemora-se o aniversário da abertura oficial das aulas do Instituto Universitário de Évora (1975). Esta prova constitui o perfeito motivo para iniciar a atividade desportiva, ou simplesmente para encontrar ou reencontrar atuais e antigos colegas, num ambiente saudável em torno da nossa Universidade.

Venha correr connosco sabendo que está a contribuir para o apoio aos estudantes mais carenciados através da ação social!

Vitor Beires Nogueira

Os benefícios do desporto, e em particular da corrida, vão muito além do prazer imediato de praticar algo que nos agrada.
Normalmente, acarreta enormes vantagens para “o resto da nossa vida”!
João Tomaz

Em primeiro lugar, quero agradecer à Universidade de Évora o reconhecimento e o convite para ser Embaixador da Corrida Alumni.
Iniciei a minha carreira desportiva na modalidade de atletismo já tarde, em 2015, com 25 anos, como forma de combater um estilo de vida sedentário e o excesso de peso.
Rapidamente me apaixonei pela modalidade que me desafiava cada vez mais a cada dia que passava, dessa forma, e logo no ano seguinte, ao concluir a minha primeira prova de 100km’s percebi que a Ultra-distância seria a minha distância de eleição.
Após coleccionar algumas provas acima dos 100km’s, e na procura de um desafio maior, em 2018, sou o atleta mais novo do mundo a concluir a PT 281+ Ultramarathon, uma prova com uma extensão de 281km.
Actualmente preparo e espero estar presente naquela que é a Rainha das Ultra Maratonas por etapas no mundo com uma extensão de 1001km’s a percorrer em 14 dias.
Este tipo de iniciativas, são sempre uma mais valia não só para a cidade, mas também para a região, criando a oportunidade de inclusão no mundo desportivo e alertando para a necessidade da prática da actividade física regular.
Obrigado mais uma vez a Universidade de Évora.

 

Luís Carapinha

É uma honra regressar a casa e voltar a fazer parte de algo com o cunho da Universidade de Évora.

São eventos como este que mostram a essência da nossa Universidade e do Alentejo em geral, um estado de espírito virado para as vivências e para os valores e que acompanha os planos de estudos e os objetivos académicos. Par a par, a prática do desporto e de um estilo de vida mais saudável (com exceções que se querem raras) é também ela essencial.

Comecei a correr há só 3 anos, e mal fazia 5km. Este ano fiz já 15 trails longos, 9 do campeonato nacional ATRP . O “espírito da corrida” tem servido de exemplo para muito do que faço no meu dia-a-dia A corrida mudou a minha vida de várias formas e em vários aspetos; quem sabe possa também mudar a tua.

Miguel Rasquinho

Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude – Alentejo

A massificação da prática desportiva passa por ser, hoje em dia, uma das maiores preocupações do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, IP. De facto e apesar de as nossas prioridades estarem também direcionadas para as atividades desportivas federadas, a particularidade do “Desporto para Todos” é reconhecidamente uma marca deste Instituto. Portugal, não sendo dos países onde se pratica menos desporto, tem ainda um caminho a percorrer para conseguirmos concretizar aquele grande objetivo: O alargamento a todos ( mas a todos mesmo ) da atividade desportiva, seja ela federada, competitiva ou simplesmente de forma lúdica!

Na Direção Regional do Alentejo do IPDJ, esse tem sido o nosso caminho. Um trabalho exaustivo, de incentivo, apoio e principalmente de proximidade. Porque queremos que, cada vez mais pessoas, façam da prática controlada da atividade desportiva um modo saudável de passar os seus tempos livres.

Até porque, sendo o desporto fator primordial na manutenção de uma boa qualidade de vida é também um importante instrumento para o convívio e para o desanuviar das preocupações pessoais e profissionais que diariamente nos assolam. Vamos a isso!

Diogo Fernandes

Foi com desporto, mais propriamente no atletismo, que cresci e por cá me espero manter muito tempo, é não só uma maneira de me manter saudável e em forma mas também de retirar o stress do dia a dia. A minha mentalidade em relação ao desporto é que o treino diário traz evolução e bem estar e só assim é possível melhorar a médio-longo prazo. Como Usain Bolt disse “Sempre há limites. Eu não conheço os meus.” para mim isto é uma mensagem que diz que temos de acreditar sempre na nossa progressão. Quero deixar os meus parabéns a toda organização por esta iniciativa que sem dúvida é muito boa e que mostra claramente o apreço da Muy Nobre e Sempre Leal Universidade de Évora pelo desporto e que acho que será um grande evento para toda a cidade de Évora e espero que venha a ter muitas mais edições no futuro e que contem sempre com a minha participação.

 

 

Joaquim Godinho

Nos dias de hoje em que o sedentarismo nos domina e a “correria” das nossas vidas pessoais e profissionais e pessoais nos assoberbam, há que parar e…caminhar ou correr.
É pois com grande satisfação que tive conhecimento desta iniciativa a que naturalmente irei aderir:
Pelo que representa na promoção de hábitos saudáveis!
Pelo que representa no sentido de trazer de volta à Universidade os seus antigos alunos!
Pelo compromisso da Universidade com a comunidade, envolvendo não só a Academia mas todos quantos se queiram juntar a nós!

Pelo objectivo social de melhoria das condições dos nossos estudantes mais carenciados!
Pelo convívio e … pela saúde de todos e por um mundo melhor!
Apelo pois à participação de todos!
Será certamente um grande evento, espero que o primeiro de muitos que se venham a realizar e lanço já o repto para outras àreas do desporto e também para a cultura!

Venham caminhar ou correr connosco!

Sónia Pena

Com muito orgulho, sou funcionária da Universidade de Évora há 28 anos e também aluna desta casa (com matrícula suspensa). É, pois, com o maior prazer que recebi, e aceitei, o convite para ser uma das embaixadoras da Corrida Alumni da Universidade de Évora.

Felicito a academia por esta grande iniciativa. Bem hajam!

O desporto sempre esteve presente na minha vida, umas vezes com mais regularidade que outras, à medida do que o meu dia-a-dia o permitia. Só que, por questões de saúde, de há 9 anos para cá passou a ter que ser uma prioridade.

Comecei então pela hidroginástica e por pequenas caminhadas. Depois de 4 anos, as minhas caminhadas, a pouco e pouco, foram-se transformando em corridas. Foi então que o bichinho da corrida tomou conta de mim e comecei a participar em “competições”. Apenas por brincadeira, pois os 45 anos de então já pouco ajudavam. Ainda assim, motivavam-me a participar, a superar a cada dia os meus limites, a descobrir até onde era capaz de ir.

Hoje, continuo assim! Superar a cada dia os meus limites! Descobrir que, com força de vontade, persistência e determinação, conseguimos ir um pouco mais além.

Saiam de casa e façam desporto!!! Por vós, pela vossa saúde, pela vossa felicidade!!!

 

César Oliveira

Foi com enorme orgulho que recebi o desafio para ser um dos embaixadores da Corrida Alumni da minha/nossa UE onde cheguei faz 21 anos para o curso de Economia.
Para alguém que praticou e gosta muito de desporto, é com muita satisfação que vejo o dinamismo que a UE vem demonstrando, quer na tentativa de reunir os antigos alunos nos encontros Alumni que com o fomento da atividade física.
Estas iniciativas são mobilizadoras e fundamentais para demonstrar que a UE não é só um local de estudo mas que está integrada na Cidade e nas dinâmicas desta, abrindo-se à sociedade em geral.
Assim, Esta prova junta várias vertentes que a tornam imperdível: componente solidária para com a Ação Social de Apoio aos Estudantes com metade das receitas das inscrições a reverterem para esta; promoção do convívio entre antigos, atuais e futuros alunos da UE bem como com a Comunidade; percorrer as ruas da linda cidade de Évora; fomento do desporto e práticas de atividades saudáveis.
nos dias de hoje, o running assume uma grande importância na promoção de hábitos saudáveis, solidariedade, convívio, camaradagem, amizade e superação; tudo isto faz com que tenha vontade de me equipar e ir correr.
Parabéns por esta iniciativa. Dia 10 de Novembro façam favor de dar corda aos atacadores e ir correr com os Alumni de Évora.
Nuno Teixeira Antunes

Universidade Saudável

O Projeto da Universidade Saudável de Évora (USE) está alinhado com os grandes objetivos do milénio da ONU 2030, dos Planos Nacionais de Saúde, do Desporto para Todos, da Promoção da Bicicleta e Outros Modos Suaves, entre outros, no âmbito da saúde física, mental e de bem estar, tendo como grande desiderato desenvolver e associar-se a atividades que dão corpo a políticas que cuidem da saúde e incutam hábitos saudáveis na comunidade académica.

Nesse sentido, apoiamos e incentivamos a todos à Inscrição nesta atividade saudável – Caminhada Alumni e seus promotores. A Caminhada é dos exercícios físicos que mais benefícios poderá impactar no curto prazo a quem o fizer de forma regular, entre eles, melhora a circulação, torna o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, combate a depressão, aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, mantem o peso em equilíbrio e ajuda a emagrecer, protege contra derrames, infarto e diabetes.

– Por isso, “Vá caminhar no dia 10 de Novembro”!!

Cesaltina Frade

Admnistradora da Universidade de Évora

Correr e caminhar são práticas desportivas que promovem hábitos de vida ativos e saudáveis essenciais para o nosso bem estar. Neste sentido a Universidade de Évora está a promover um evento onde poderá aliar essas práticas ao convívio entre colegas e amigos da academia. Por isso contamos com o vosso entusiasmo e presença!

Recordo que este evento assume também uma dinâmica de responsabilidade social, pela doação de metade do valor de cada inscrição ao Fundo de Apoio Social da Universidade de Évora.

Quem não conseguir correr os 10 km poderá inscrever-se na caminhada de 5 km e desfrutar de uma excelente manhã. Até dia 10 de novembro!

Bruno Rentes

Na essência da minha relação com a corrida existe, como em muitos casos, um evento fraturante. Após anos de “convívio” com o vicio do álcool e de uma ainda mais difícil batalha para ultrapassar o mesmo, surgiu um vazio, um espaço que necessitava preencher.

Assim surgiu a corrida, no início de 2017 tracei um desafio, correr 100km…tinha curiosidade em saber o que experimentavam aqueles “loucos” que ousavam atingir a marca dos 3 dígitos a correr. O Ultra Trail de São Mamede marcou a minha estreia… tornou-se um novo vício…queria mais e ao longo destes 2 anos e meio foram inúmeros os desafios, 100km, 110km, 160km, 281km…para 2020 um novo desafio está traçado, 4 dígitos, 1001km, cruzando Portugal de Norte a Sul de Miranda do Douro a Monte Gordo.
A Corrida Alumni é uma iniciativa de louvar porta parte da Academia, um estilo de vida saudável, aliado á prática desportiva é algo que deve ser estimulado, e numa época em que o sedentarismo é um problema todas as iniciativas que levem ao seu gradual abandono serão mais valias.
Estaremos então juntos no próximo dia 10 de Novembro.
Saudações académicas,

 

Miguel Elias

Pró-Reitor da Universidade de Évora — Universidade Saudável

A prática desportiva é considerada uma actividade saudável, contribuindo para o bem estar físico e mental dos praticantes. E no campo do bem estar mental, a actividade física desportiva tem, nos dia de hoje, um papel de grande relevo para o equilíbrio emocional das pessoas, na medida em que representa um corte salutar com a rotina diária inerente ao modo de vida de cada
indivíduo. Ao mesmo tempo, o desporto promove o desenvolvimento de relações e laços sociais que ajudam ao referido equilíbrio emocional, e as caminhadas e corridas em grupo são das actividades que mais concorrem para o estabelecimento e fortalecimento daqueles laços. A corrida Alumni UÉvora 2019 é uma oportunidade para encontros e reencontros de pessoas das mais variadas idades, incluindo os praticantes de desporto mais regulares e os mais esporádicos.
Nesta corrida todos podem participar e chegar à meta. Cada um saberá onde está a meta que o espera.

Conceição Tomás

Agents & Marketing Manager da Generali

A Generali agradece a preferência e confiança que a Universidade de Évora, ao longo dos anos, tem depositado nas soluções de segurança que a Generali proporciona.

A Generali tem como ambição ser um parceiro para a vida dos seus clientes, assumindo um papel ativo nas comunidades onde está inserida, promovendo o seu progresso e inovação. É por isso uma honra podermos patrocinar esta fantástica prova, que para além de ter como principal objetivo estimular a prática desportiva saudável, saúde e bem-estar, possuí também uma componente de responsabilidade social, através da doação de uma parte do valor das inscrições para o fundo de apoio social da Universidade de Évora.

ANA RITA SILVA

Presidente da AAUE

Enquanto presidente da Associação Académica é com enorme gosto e orgulho que vejo esta corrida ganhar forma sabendo que a AAUE pode colaborar para a sua concretização. O desporto tem, para muitos dos nossos estudantes, um peso incalculável e um papel fundamental no seu percurso, é uma família que criam, que defendem e que levam para a vida. Uma parte que os acompanhará depois de alunos, como alumni, como personalidades que se são ou se tornarão. Mais, todas as organizações/associações/apoios, são o espelho e mais uma prova do caminho que a cidade, os seus habitantes, a universidade e os estudantes têm e querem percorrer, em conjunto, por todos. Pessoalmente, a prática desportiva sempre fez parte da minha rotina. É nela que todos os problemas desaparecem e com ela que se ganham novas forças. Assim, adicionar a este hábito saudável , a nobre prática de ajudar os serviços de ação social na universidade de evora, torna-se “a cereja no topo do bolo”.

É o apoio que poderá fazer toda a diferença para um estudante e isso, tem um valor incalculável. Seja numa caminha de 5km ou na corrida de 10km, este é o melhor motivo para calçar os ténis! Este é o momento, o desafio está lançado!

Rosalina Costa

Pró Reitora da Universidade de Évora [Alumni]

Já tinha participado da Mini Maratona de Lisboa em Março de 2007, mas foi na Universidade de Manchester, em 2009, que percebi verdadeiramente a importância da corrida na Univers[c]idade. Mais tarde, como antiga aluna, fui chamada a preencher o “Memories Survey” para o Alumni Website e essa foi uma das experiências que não podia ficar de fora. Através da participação de pessoas de todas as idades, condição física e de saúde, com maior ou menor ligação à cidade e à Universidade percebi que em cada passo não está apenas uma vontade ou determinação momentânea. Está tudo aquilo que somos, podemos e ambicionamos ser! Dia 10 de Novembro, com partida do Colégio do Espírito Santo, caminharemos ou correremos juntos a CORRIDA ALUMNI UÉVORA 2019. Traremos mais pessoas e ajudaremos outras. Juntos seremos mais!